Safra brasileira deve bater novo recorde, aponta IBGE

Número pode chegar perto de 263 milhões de toneladas

Publicado em 10/06/2021 - 14:22 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mesmo com alguns recuos e atrasos no plantio, a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve bater novo recorde e chegar perto de 263 milhões de toneladas este ano, segundo a previsão de maio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. O resultado representa a segunda queda consecutiva na estimativa mensal. Mesmo assim, a produção total deste ano deve ser 3,4% superior à de 2020.

Em relação à estimativa de abril, houve queda de 0,6%. O analista do IBGE, Carlos Barradas, responsável pelo levantamento, explica que a retração se deve ao atraso na colheita da soja, que levou a redução na janela de plantio do milho, além da baixa ocorrência de chuvas em estados produtores.

A soja, principal cultura do país, deve ter uma safra recorde este ano e chegar a quase 133 milhões de toneladas. Frente a 2020, o aumento é de 9,4%. Já em relação à previsão de abril, a estimativa subiu 0,7%.

Outra previsão que cresceu em maio em relação ao mês anterior foi a do arroz, que deve chegar a 11,4 milhões de toneladas, volume que, segundo o IBGE, é suficiente para abastecer o mercado interno.

Por outro lado, houve queda na previsão da safra de feijão, tanto na comparação mensal quanto no confronto anual. Mesmo assim, o volume deve ser suficiente para atender o consumo interno.

O estado do Mato Grosso segue como maior produtor nacional de grãos, com participação de 26,9%, seguido pelo Paraná, com 14,6% e o Rio Grande do Sul, 13,9%.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo