Um relatório divulgado nesta sexta-feira pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP, mostra a evolução dos estados em relação à digitalização de serviços públicos. O Rio Grande do Sul é apontado como o estado com melhor oferta de Serviços Públicos Digitais. Um exemplo de serviço digital realizado no estado é a possibilidade de fazer a segunda via do RG de forma virtual.
De 0 a 100, o estado alcançou 91 pontos, seguido de Bahia, Paraná e Minas Gerais. O Distrito Federal, por enviar as respostas do questionário com atraso, aparece no estudo com a nota zero. O índice pretende incentivas estados a adotar medidas de modernização de governança, com prestação de serviços digitais que facilitem a vida do cidadão.
E em tempos de pandemia, a necessidade de buscar serviços no meio virtual ficou ainda mais evidente. Para José Luttiano Costa Silva, presidente do conselho da ABEP, o governo mais do que nunca está sendo desafiado a dar continuidade aos serviços públicos, principalmente, por meios digitais. “Nesse momento, mais do que gerar comodidade para o cidadão, o digital salva vidas”, afirma.
Outros estados que precisam melhorar a oferta digital de serviços públicos são Piauí, Acre, Roraima e Maranhão.
O estudo analisou três dimensões: Capacidades para a Oferta Digital de Serviços e a Oferta dos serviços em si, que juntas correspondem a 90% da nota, e a Regulamentação sobre Modernização para Oferta de Serviços Públicos, correspondendo aos 10% restantes.

Maíra Heinen
02/07/2021 - 15:10
Brasília
Empresa Brasil de Comunicação tem nova presidenta: Antonia Pellegrino
sex, 10/04/2026 - 21:02
Defesa de Zambelli apresenta recurso para tentar impedir extradição
sex, 10/04/2026 - 20:51
MPF recomenda que empresas limitem cobrança da taxa seca no Amazonas
sex, 10/04/2026 - 20:49
Mortes por malária em terra indígena Yanomami caem 80% em 2025
sex, 10/04/2026 - 20:39
BRB: fundo faz proposta para comprar ativos do Master, diz Celina Leão
sex, 10/04/2026 - 20:28
Com epidemia de chikungunya, Dourados terá repasse de R$ 28 milhões
sex, 10/04/2026 - 20:04