IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Na comparação mensal, essa é a 23ª taxa positiva consecutiva

Publicado em 28/07/2021 - 13:20 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os preços da indústria subiram 1,31% em junho, o que representa uma aceleração frente a maio, quando a inflação no setor ficou em 0,99%. Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%. Na comparação mensal, essa é a vigésima terceira taxa positiva consecutiva.

Os dados fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE. O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, ou seja, sem impostos e frete. 

Das 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação, 18 tiveram variações positivas em junho.

De acordo com o gerente de análise e metodologia do IBGE, Alexandre Brandão, grande parte da alta na comparação mensal foi puxada pelo setor extrativo, cujos preços tiveram aumento de 8,71% em junho após dois meses de deflação. Também houve pressão do dólar sobre os produtos extrativos.

A segunda maior alta partiu dos produtos de metal, seguida por máquinas, aparelhos e materiais elétricos e minerais não-metálicos. Já em relação às grandes categorias econômicas, o índice registrou alta de 0,71% em bens de capital; 1,56% em bens intermediários; e 1,01% em bens de consumo.

O levantamento também mostrou que os preços do setor de alimentos tiveram queda média de 0,05% na passagem de maio para junho. Segundo o IBGE, esse foi o primeiro resultado negativo desde dezembro de 2020, quando a variação negativa foi de 1,05%.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Primavera começa hoje, às 16h21, no Hemisfério Sul

Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil tem alto consumo de Inteligência Artificial mas falta pesquiisa

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou Inteligência Artificial no mundo, Mas para o especialista Christian Perrone o país ainda está iniciando na área de pesquisa e tem pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia. Este é o tema da terceira reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo