Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

Publicado em 28/07/2021 - 13:56 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Estão suspensas por mais 180 dias ações de averiguação e revisão cadastral, que são as formas do poder público verificar se há inconsistências nos cadastros de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Desde março do ano passado, o governo vem editando portarias suspendendo essas ações por conta da pandemia e da necessidade de evitar aglomerações tanto de famílias beneficiárias, como de trabalhadores que fazem o cadastro.  

No caso de alterações cadastrais do bolsa família, e de procedimentos de averiguação de famílias que fizeram doações eleitorais, tiveram parentes eleitos no pleito de 2020 ou registros de patrimônio incompatível com recebimento do benefício, essa suspensão vale até o fim do programa de auxílio emergencial de 2021.  

Essas suspensões evitam, neste momento de pandemia, processos que podem resultar na perda do benefício. 

Cabe lembrar que com o estabelecimento do auxílio emergencial, prorrogado até outubro deste ano, os beneficiários que recebem o bolsa família podem optar pelo programa que for mais vantajoso.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

MP e polícia do Rio fazem operação contra sonegação fiscal

O alvo da operação são empresas distribuidoras de bebidas sediadas no Rio e no Paraná, seus representantes, e também servidores públicos que trabalharam no Programa Barreira Fiscal e que estariam envolvidos nos crimes.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa hoje, às 16h21, no Hemisfério Sul

Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil tem alto consumo de Inteligência Artificial mas falta pesquiisa

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou Inteligência Artificial no mundo, Mas para o especialista Christian Perrone o país ainda está iniciando na área de pesquisa e tem pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia. Este é o tema da terceira reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo