Site da Febraban oferece nota para a vida financeira dos brasileiros

Publicado em 19/07/2021 - 14:16 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Febraban e o Banco Central lançaram, nesta segunda-feira (19), uma ferramenta para que as pessoas possam avaliar sua situação financeira atual e identificar como melhorá-la. Quem quiser conferir, pode acessar o site indice.febraban.org.br e responder a um questionário.

Ao fim das respostas, as pessoas recebem uma pontuação que vai de 0 a 100. A Febraban já aplicou esse questionário, como parte de uma pesquisa, a mais de 5000 brasileiros, e a média deles ficou em torno de 57. O diretor da Febraban Amaury Oliva explica o que significa esse índice em relação à saúde financeira. Para ele, a situação financeira da maioria das pessoas pode até estar equilibrada, mas, os cidadãos estão com pouca margem para erros ou para quaisquer imprevistos.

Essa pesquisa também mostrou que mais de 58% dos brasileiros levam o estresse da vida financeira para a vida familiar e mais de 64% não tem segurança sobre o próprio futuro financeiro.

De acordo com a Febraban e o Banco Central, o objetivo ao disponibilizar esse questionário ao público é fornecer ferramentas e educação financeira para que os brasileiros possam, ao longo do tempo, aprender a lidar melhor com sua renda e seus investimentos.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo