Banco Central estuda duas novas modalidades do Pix

Publicado em 19/08/2021 - 08:00 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Imagine a seguinte situação: você esqueceu de sacar dinheiro para pagar a passagem do ônibus no dia seguinte, mas já está tarde, o banco é meio longe da sua casa, e você ainda queria pedir alguma coisa para comer.

- Alô, é da pizzaria? Eu quero essa da promoção, de 40 reais. Vou pagar com Pix. Pode trazer troco para 80?

Em vez de ir ao banco, você faz um pedido de comida e um saque de dinheiro, tudo com entrega em casa. Parece coisa de um futuro distante, né? Mas isso vai começar a ocorrer ainda este ano.

O Banco Central planeja o lançamento de duas novas modalidades de Pix. Uma delas, o Pix saque, vai permitir que você transfira um valor para um comércio e receba aquela quantia em dinheiro vivo. Já o Pix troco vai tornar possível que você pague um pouco a mais por um serviço e receba o troco em dinheiro.

José Eduardo Camargo, diretor de Conteúdo da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, avalia que essas mudanças serão vantajosas para todos.

O Pix foi lançado em novembro do ano passado e a expectativa é que essas novidades comecem a funcionar no mês do primeiro aniversário.

De acordo com José Eduardo, cada estabelecimento vai decidir se adere a essas modalidades de Pìx e definir os limites de valores para essas transações.

De acordo com o Banco Central, até julho, mais de 96 milhões de pessoas e outros 6,5 milhões de empresas tinham cadastrado as chaves para pagar e receber com o Pix. O sistema de transferência instantânea de valores funciona 24 horas, todos os dias, e já foi usado para movimentar mais de 526 bilhões de reais.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo