Dieese: desligamento por morte cresceu 87% no primeiro semestre

Levantamento focou nos trabalhadores do comércio

Publicado em 27/08/2021 - 18:24 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que, nos seis primeiros meses deste ano, o número de trabalhadores com carteira assinada desligados por morte subiu 87% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa levou em consideração os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O Dieese focou o estudo no comércio. Neste setor da economia, a diferença foi ainda maior. No varejo, os desligamentos do trabalho por morte subiram 92% e, no comércio atacadista, quase dobraram, com alta de 99%.

Somente no Amapá, houve menos trabalhadores formais do comércio que morreram no primeiro semestre deste ano, em comparação com o período de janeiro a junho do ano passado. A redução foi de 17%.

Os demais estados e o Distrito Federal apresentaram alta. No Paraná, os desligamentos por morte aumentaram 175%; em Mato Grosso do Sul, a quantidade subiu 172%; em Rondônia, 154%; e, no Distrito Federal, subiu 151% a quantidade de trabalhadores do comércio que morreram.

O cargo que registrou a maior alta de mortes foi o de vendedor de comércio atacadista, com elevação de 204%; depois vêm assistente administrativo e auxiliar de escritório, os dois com alta de 122%; e motorista de caminhão, com crescimento de 121%.

De acordo com o Dieese, o alto número de desligamentos de trabalhadores por morte durante o primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, é consequência da pandemia de covid-19.

 

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo