Ministro pede em rede nacional que o país economize energia elétrica

Publicado em 31/08/2021 - 21:03 Por Graziele Bezerra - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A condição hidro energética do Brasil piorou com o agravamento da seca e a escassez de chuva em todo o território nacional.

Em pronunciamento em rede nacional na noite dessa terça-feira (31), o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque reforçou que o período de chuva na região sul foi pior que o esperado, e os níveis dos reservatórios de usinas do sudeste e centro-oeste sofreram redução maior do que a prevista.

As medidas encontradas pelo governo, foram, então, aumentar a geração de energia em termelétricas e importar energia de países vizinhos.

Bento Albuquerque diz que a hora é de economizar energia. “E com a ligação das termelétricas, como todos os recursos mais baratos já estavam sendo utilizados, esta eletricidade adicional proveniente de geração termelétrica e de importação de energia custará mais caro”. Disse o ministro.

Segundo o pronunciamento, “é fundamental que a administração pública, em todas as suas esferas, e cada cidadão-consumidor, nas residências e nos setores do comércio, de serviços e da indústria, participemos de um esforço inadiável de redução do consumo”, completou.

Quem conseguir reduzir o consumo de energia, poderá ter redução no valor da conta. A medida pode se estender também a grandes consumidores

O ministro informou que o governo já orientou a redução do consumo dos órgãos federais em 20%. “Incentivamos igualmente os consumidores residenciais, comerciais e de serviços a também participar desse esforço. A título de exemplo, uma redução média de 12% no consumo residencial equivaleria ao suprimento de nada menos que 8.6 milhões de domicílios”, concluiu.

Por fim, disse que medidas cotidianas como desligar luzes e aparelhos que não estão em uso, reduzir o uso de chuveiros elétricos, condicionadores de ar e ferros de passar ajudam na economia.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo