No Distrito Federal o preço dos combustíveis preocupa consumidores

Publicado em 06/08/2021 - 15:17 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem tem carro ou moto no Distrito Federal está cada vez mais preocupado. É que o preço dos combustíveis não para de aumentar. Depois do último reajuste, nesta semana, a gasolina chega a custar quase R$ 6,40 em alguns postos. Se pesquisar um pouco, é possível encontrar valores menores, R$ 5,89 por exemplo.

Para o bombeiro civil Walmir Gomes, a alta dos preços está se tornando um pesadelo. Ele reclama do peso dos impostos nos combustíveis. Já o empresário Thiago Henrique conta que, cada vez que encosta o carro na bomba, é uma surpresa. Ele acha que o aumento da concorrência no setor poderia aliviar o bolso dos motoristas.

De acordo com o Sindicombustíveis, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Distrito Federal, um dos motivos dos recentes reajustes de preço foi o último aumento no ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, para as distribuidoras.

O presidente do sindicato, Paulo Tavares, relata que existem variações desse imposto conforme o estado. Ele cita, como exemplos, o ICMS sobre o combustível no DF, que é de 28%, e em Goiás,  23%. Já em São Paulo é de 25%, chegando a 33% no Rio de Janeiro.

O dirigente do Sindicombustíveis apontou outro fator que influencia diretamente no preço dos combustíveis. É o valor do etanol, que no Brasil é adicionado à gasolina. E a última safra de cana de açúcar foi ruim, segundo Paulo Tavares, o que ajuda a explicar os aumentos mais recentes.

Aqui na capital federal, o aumento acumulado do preço dos combustíveis, desde o início do ano, já ultrapassa 32%.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Cais do Valongo corre risco de perder título de patrimônio da Unesco

Após a publicação da reportagem, o Iphan enviou nota informando que o Cais do Valongo não corre este risco, e que o instituto não foi acionado pela Unesco nesse sentido.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo x Universidad Católica do Chile jogam às 21h30

Flamengo pode garantir vaga para as oitavas de final da Libertadores nesta terça-feira (17). Para isso acontecer, basta um empate com o Universidad Católica, do Chile, no Maracanã. 

Baixar arquivo
Geral

Acidente em voo com balão deixa nove pessoas feridas em São Paulo

O acidente com um balão turístico, neste terça-feira, entre as cidades de Boituva e Porto Feliz, no interior do estado de São Paulo, deixou nove pessoas ficaram feridas e uma delas em estado grave.

Baixar arquivo
Esportes

Tite convoca mais um zagueiro para a seleção brasileira

Zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, foi convocado pelo técnico Tite nesta terça-feira (17) para os próximos dois amistosos da Seleção Brasileira, nos dias 2 e 6 de junho contra Coreia do Sul e Japão, em Seul e Tóquio.

Baixar arquivo
Política

Governo quer privatização da Eletrobras até julho deste ano

Assunto foi tema de reunião no Ministério da Economia nesta terça-feira (17). Participaram o ministro Paulo Guedes, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o Advogado Geral da União, Bruno Bianco, além dos presidentes do BNDES e da própria Eletrobras.

Baixar arquivo
Cultura

Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

O Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Baixar arquivo