Por 8 a 2, STF confirma lei que deu autonomia ao Banco Central

Publicado em 26/08/2021 - 18:24 Por *Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal confirmou nesta quinta-feira (26) que a lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central respeita a Constituição.

A lei foi sancionada em fevereiro, pelo presidente Jair Bolsonaro, e teve a constitucionalidade questionada pelo PT e PSOL. Os partidos alegaram que o projeto de lei que tramitou no Congresso Nacional deveria ter sido proposto por Bolsonaro e não por um parlamentar, como ocorreu. O autor da proposta foi o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas.

Somente o relator, Ricardo Lewandowski, e a ministra Rosa Weber tiveram esse entendimento.

O ministro Luís Roberto Barroso foi o primeiro a votar pela validade da lei. Para ele, não existe exigência legal que proíba um parlamentar de ser autor desse tipo de projeto de lei. Barroso foi parcialmente acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e o presidente, Luiz Fux.

Os ministros entenderam que a lei de autonomia do Banco Central não viola a Constituição porque a Presidência da República também tinha enviado ao Congresso um projeto de lei idêntico ao do senador. Isso resolve o problema apontado pelos partidos.

*Com informações de André Richter, da Agência Brasil.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo