Os portos brasileiros movimentaram 592 milhões de toneladas de produtos entre importações e exportações no primeiro semestre de 2021. O volume movimentado representou um crescimento de 9,4% comparado com o mesmo período do ano passado, quando o mundo enfrentava a primeira onda da pandemia do coronavírus.
O balanço é da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e foi divulgado nesta quarta-feira (11).
Praticamente seis de cada dez toneladas que circularam pelos portos se enquadram na categoria granel sólido. Entram nessa conta produtos agrícolas, como soja e milho, e o minério de ferro.
Os dados também mostram que vem crescendo a participação dos portos privados. É nesses terminais que embarcam 87% do minério de ferro exportado pelo país e 97% do petróleo. Já os terminais públicos, as chamadas companhias docas, são responsáveis por 59% da soja e 77% dos contêineres que chegam e saem do país.
Para Flavia Takafashi, diretora da Antaq, os números apontam para uma retomada da economia.
O otimismo também está presente na projeção de crescimento do setor até o final do ano. Pelos cálculos da Antaq, os portos brasileiros devem movimentar no segundo semestre mais 626 milhões de toneladas e fechar o ano com 1,2 bilhão de toneladas. Se a estimativa se confirmar, consolida um crescimento de 5,5% comparado com 2020.