Quase metade de quem atua em venda direta tem até 29 anos no Brasil

Publicado em 30/08/2021 - 21:48 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 48% dos empreendedores que atuam na área de venda direta no Brasil são jovens de 18 a 29 anos. É o que aponta um estudo Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. De acordo com a pesquisa, os jovens aproveitaram o boom de aplicativos e internet para a venda dos mais diversos produtos.

Adriana Cólloca, presidente executiva da associação, diz que durante a pandemia a prática acabou ganhando força, muito devido ao isolamento social que incentivou o setor. Segundo ela, empresa que já tinham canais de tecnologia fizeram maior divulgação de seus serviços por redes sociais, principalmente, no período de isolamento social.

Os dados são referentes a empreendedores independentes que atuam com Vendas Diretas e são seus próprios chefes. Esses jovens não trabalham com carteira assinada, logo não tem direito a benefícios como férias, 13°, FGTS e eventual seguro-desemprego. A pesquisa aponta ainda o crescimento de homens nesse mercado em 42% em relação ao mesmo período do ano passado.

Também houve mudanças nos meios de divulgação dos produtos, aplicativos como WhatsApp e as redes sociais hoje são os mais utilizados. Adriana Cólloca afirma que a facilidade com a tecnologia acabou contribuindo para o aumento dos jovens nesse setor.

A venda direta é uma forma de driblar a falta de vagas formais de trabalho. A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o país tem 14,8 milhões de desempregados. Na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas. Hoje no Brasil, os jovens são a maior parcela das pessoas que vivem o chamado desemprego de longo prazo. É quando a pessoa passa mais de dois anos direto procurando uma colocação no mercado.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo