Após três altas, PIB tem ligeira queda no segundo trimestre de 2021

Publicado em 01/09/2021 - 16:48 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Produto Interno Bruto teve variação negativa de 0,1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses. O resultado indica estabilidade e vem depois de três trimestres seguidos de crescimento da economia.

O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, chegou a  2,1 trilhões de reais. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.

Com esse resultado, a economia brasileira avançou 6,4% entre janeiro e junho. O PIB continua no patamar do fim de 2019 ao início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,2% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

De acordo com o IBGE, os principais responsáveis pelo desempenho da economia entre abril e junho foram os resultados negativos da agropecuária (-2,8%) e da indústria (-0,2%). Por outro lado, os serviços avançaram 0,7% no período.

No caso da atividade industrial, o maior peso resultou das quedas de 2,2% no setor de transformação e de 0,9% na atividade de eletricidade e gás e gestão de resíduos. Essas quedas quase anularam a alta de 5,3% da indústria extrativa e afetaram a produção automotiva, como explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

A estabilidade do PIB no segundo trimestre também reflete o consumo das famílias, que teve variação ZERO no período, ainda impactado pelos efeitos da pandemia. A queda na massa salarial real, o aumento da inflação e dos juros têm impactado o consumo das famílias, observou a coordenadora do Instituto,

A balança comercial brasileira teve uma alta de 9,4% nas exportações de bens e serviços, a maior variação desde o primeiro trimestre de 2010. Na pauta de exportações, destaque para a safra de soja estimulada pelos preços favoráveis. Por outro lado, as importações caíram 0,6% na comparação com o primeiro trimestre do ano.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo