Banco Central cria relatório de sustentabilidade ao mercado financeiro

Publicado em 15/09/2021 - 15:29 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (15) a primeira edição do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas.

O documento é parte da agenda “BC#Sustentabilidade”, lançada há um ano. Ao reconhecer o valor do tema na economia, o banco passou a analisar os riscos sociais, ambientais e das mudanças climáticas sobre o mercado financeiro.

Entre as ameaças estratégicas identificadas, está a falha na coordenação das ações institucionais, que poderia criar incertezas ao cumprimento de padrões e acordos sobre o clima, e o impacto de alterações climáticas no setor agrícola, entre outros.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o objetivo da agenda é estimular o desenvolvimento de finanças sustentáveis no Brasil.  

Campos Neto explicou que choques ambientais e climáticos podem afetar a taxa de inflação e são difíceis de prever. Como exemplo, ondas de calor, secas e outros eventos, que têm afetado os preços de alimentos e energia.

O presidente do Banco Central anunciou a criação, até dezembro de 2022, de um bureau de Crédito Rural Sustentável, para definir critérios de sustentabilidade para concessões de empréstimos ao setor agrícola.

O diretor de Regulação, Otávio Damaso, disse que o sistema vai automatizar a negativa ao pedido de empréstimo, caso exista algum impedimento legal. Segundo ele, a ideia é ter mais de uma fase de segurança no processo.

Já estão automatizados impedimentos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural e ao trabalho em condições análogas à de escravo. Unidades de Conservação, terras indígenas, quilombolas e áreas embargadas na Amazônia também vão ser incluídas.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Operação Maria da Penha atende em um mês cerca de 127 mil mulheres

A ideia era melhorar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas e conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões.

Baixar arquivo
Esportes

Tite anuncia convocados para jogos das Eliminatórias para a Copa

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (24) a seleção brasileira para os jogos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai que vão acontecer em outubro,

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia tem sessões previstas até a próxima quinta-feira (30)

O relator, senador Renan Calheiros, informou que vai apresentar o relatório final no dia seguinte ao último depoimento, mas deixou em aberto se haverá novas convocações.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Rio vacina nesta sexta adolescentes de 12 e 13 anos

O sábado (25) será dedicado à repescagem para todos, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose. Os quase 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade vão funcionar das 8h às 17h.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo