Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Publicado em 24/09/2021 - 12:48 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas, caiu 6,5 pontos na passagem de agosto para setembro deste ano. Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

De acordo com a FGV, houve piora tanto na percepção dos consumidores brasileiros sobre as expectativas em relação aos próximos meses, quanto em relação à situação atual. O Índice de Situação Atual recuou para 68,8 pontos. Já o Índice de Expectativas registrou 81,1 pontos.

A pesquisadora da Fundação, Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem, explicou que a queda da confiança dos consumidores brasileiros em setembro, interrompe a tendência de recuperação iniciada em abril, após a segunda onda da covid-19. A queda, ainda segundo a pesquisadora, foi determinada pela combinação de fatores que já vinham afetando a confiança nos meses anteriores, como a inflação e desemprego, e por novas condições, como o risco de crise energética e o aumento da incerteza econômica.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Atletas paralímpicos são homenageados no Rio

Dezessete atletas paralímpicos, que nasceram ou treinam no Rio,  receberam homenagem , nesta sexta-feira, pela participação nos Jogos de Tóquio.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro afirma que tem absoluta confiança em Paulo Guedes

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa sexta-feira que seu governo não fará nenhuma aventura na economia e afirmou que tem absoluta confiança no ministro, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Economia

Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan

O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Baixar arquivo
Esportes

Rio é escolhido como principal viagem esportiva da América do Sul

O anúncio foi feito, em Londres, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo mundo afora.

Baixar arquivo
Saúde

Conitec recomenda consulta pública sobre tratamento de covid-19

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, recomendou hoje (21) o encaminhamento para consulta pública das diretrizes sobre os medicamentos para tratamento de covid-19. A reunião extraordinária da Conitec ocorreu na manhã desta quinta-feira e durou cerca de cinco horas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

7 mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz UNICEF

7 mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Baixar arquivo