Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

Publicado em 27/09/2021 - 20:11 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os funcionários da montadora da Volkswagen em Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo, entraram em férias coletivas. São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

A principal crise é no abastecimento de semicondutores, a matéria-prima usada na fabricação de chips.

Só na fábrica de Taubaté é a sexta vez que os funcionários entram em férias coletivas esse ano. No começo do mês, já tinham sido decretados 11 dias de c, uma espécie de desligamento total da fábrica, e depois mais cinco dias de dayoff, folgas remuneradas.

Nesses dois casos, o Sindmetal, sindicato que representa os metalúrgicos de Taubaté, diz que as remunerações foram mantidas porque houve desconto de folgas em função de horas extras acumuladas dos trabalhadores, no sistema de banco de horas.

Em nota, a Volkswagen diz que a empresa está se adaptando à escassez dos chips para tentar minimizar os efeito na produção em suas fábricas, mas não acredita em uma solução rápida para problema.

A crise de desabastecimento dos semicondutores começou ainda no ano passado em função da pandemia de coronavírus. E ainda não dá sinais de que vá se regularizar.

No último dia 11, uma das principais fornecedoras de semicondutores do mundo, a Unisem, na Malásia, fechou as fábricas em função de um surto de covid-19 entre os funcionários. O novo lockdown implantado lá aumentou ainda mais o gargalo no fornecimentos de chips. Um problema que vem afetando todo o mundo.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relator da PEC dos Precatórios muda texto para viabilizar auxílio

O relator da PEC dos Precatórios apresentou novo texto nesta quinta-feira que altera a regra de correção do teto de gastos para abrir espaço fiscal para novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio oferece atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima, de diversas especialidades, e poderá ser presencial ou virtual.

Baixar arquivo
Economia

Aneel autoriza aumento de até 16% na conta de luz em SP, GO e DF

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, autorizou nesta quinta-feira o aumento da conta de luz em até 16% para quase 8 milhões de consumidores do Distrito Federal, Goiás e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank é a instituição que mais tem reclamações no Banco Central

BC divulgou o ranking de reclamações registradas ao longo do terceiro trimestre de 2021. O levantamento aponta quais são as principais insatisfações dos clientes de bancos e empresas financeiras em relação aos serviços prestados por essas instituições.

Baixar arquivo
Geral

SP: Tribunal de Contas faz vistoria em obras paradas no estado

O TCE fez uma vistoria surpresa em obras paradas no estado de São Paulo. E o que se viu foram escolas e creches abandonadas, prédios de unidades de saúde que ficaram pela metade e estruturas de água e esgoto que já deveriam ter sido entregues, mas nunca foram concluídas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido de testes humanos de vacina brasileira em spray

Um grupo de pesquisadores brasileiros apresentou, nesta quinta-feira, à Anvisa o pedido para testar em voluntários humanos uma nova vacina contra a covid-19.

Baixar arquivo