Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

Publicado em 27/09/2021 - 20:11 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os funcionários da montadora da Volkswagen em Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo, entraram em férias coletivas. São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

A principal crise é no abastecimento de semicondutores, a matéria-prima usada na fabricação de chips.

Só na fábrica de Taubaté é a sexta vez que os funcionários entram em férias coletivas esse ano. No começo do mês, já tinham sido decretados 11 dias de c, uma espécie de desligamento total da fábrica, e depois mais cinco dias de dayoff, folgas remuneradas.

Nesses dois casos, o Sindmetal, sindicato que representa os metalúrgicos de Taubaté, diz que as remunerações foram mantidas porque houve desconto de folgas em função de horas extras acumuladas dos trabalhadores, no sistema de banco de horas.

Em nota, a Volkswagen diz que a empresa está se adaptando à escassez dos chips para tentar minimizar os efeito na produção em suas fábricas, mas não acredita em uma solução rápida para problema.

A crise de desabastecimento dos semicondutores começou ainda no ano passado em função da pandemia de coronavírus. E ainda não dá sinais de que vá se regularizar.

No último dia 11, uma das principais fornecedoras de semicondutores do mundo, a Unisem, na Malásia, fechou as fábricas em função de um surto de covid-19 entre os funcionários. O novo lockdown implantado lá aumentou ainda mais o gargalo no fornecimentos de chips. Um problema que vem afetando todo o mundo.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo