Governo sobe a estimativa de inflação para quase 8% em 2021

Já o PIB tem previsão de chegar a alta de 5,3% neste ano

Publicado em 16/09/2021 - 16:41 Por *Jacson Segundo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo manteve a expectativa do PIB, Produto Interno Bruto, para 2021: a alta prevista é de 5,3%, a mesma estimativa divulgada no segundo trimestre deste ano. O crescimento do PIB, para o próximo ano, também se mantém na média da expectativa, em torno de 2,5%.

Os números estão no boletim macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (16), pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. De acordo com a pasta, a projeção do PIB se manteve, porque a “retomada econômica vem ocorrendo”.

O secretário de Política Econômica, do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, explica que os índices de confiança subiram, em alguns setores, com destaque para o de serviços. Segundo ele, a melhor política econômica, no momento, é a vacinação, em massa, da população brasileira.

Lembrando que o PIB, Produto Interno Bruto, mede a evolução da economia, por meio da soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Em relação à inflação, o Ministério da Economia subiu a previsão deste ano, de 5,9% para 7,9%, no IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O secretário Adolfo Sachsida, reconhece que a inflação está alta e atribui isso a gastos transitórios, como o auxílio emergencial decorrente da pandemia.

Os 7,9% de inflação, segundo o governo, estão acima da meta de 3,75% para 2021, e também acima do limite do teto esperado.

*Com reportagem de Sayonara Moreno. 

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Acidente na Dutra deixa um morto e bloqueia pistas por três horas

Foram mais de três horas de congestionamento na madrugada desta terça-feira. O motorista do caminhão que transportava placas de granito, morreu no local.

Baixar arquivo
Geral

Há 45 anos, morria o pintor Di Cavalcanti

Di Cavalcanti foi um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro e um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Além de pintor, foi desenhista, ilustrador, muralista, caricaturista, escritor, jornalista e poeta.

Baixar arquivo
Saúde

Estações do BRT vão receber pontos de vacinação no Rio de Janeiro

A partir desta terça-feira, quatro estações do sistema BRT, ônibus articulados que circulam no município do Rio, vão receber postos itinerantes para aplicação da primeira e segunda doses da vacina contra a Covid.

Baixar arquivo
Educação

Educação: 91% da rede pública quer fazer faculdade, diz estudo da CNI

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria ouviu 2 mil alunos do Ensino Médio de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que falaram sobre as mudanças no novo Ensino Médio que vão passar a valer em 2022. 

Baixar arquivo
Educação

Como lidar com a ansiedade na hora do Enem

À medida que o Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima, aumentam a ansiedade e o nervosismo de muitos candidatos. O que é natural, já que o desempenho nessas provas pode definir o futuro profissional de muita gente.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo