ONU sugere 55 ações para o Brasil pós-covid com foco em ações sociais

Propostas vão de uma renda básica universal à taxação de fortunas

Publicado em 29/09/2021 - 20:09 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A ONU sugere 55 ações para o Brasil pós-covid com foco em proteção social, educação, desenvolvimento sustentável e economia digital.

Quatro agências das Nações Unidas lançaram nesta quarta-feira um relatório sobre a covid-19 no Brasil. O documento apresenta indicadores sociais e econômicos de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal e sugere medidas que possam ajudar o país a sair da crise causada pela pandemia, com propostas como Renda Básica Universal, taxação de grandes fortunas, acesso à banda larga nas escolas e linha de crédito verde, que auxilie no desenvolvimento ecologicamente mais sustentável.

A representante do PNUD no país, a Agência da ONU para o Desenvolvimento, Katyna Argueta, lembrou que a pandemia aumentou as desigualdades que já existiam e, por isso, é preciso reforçar os investimentos sociais.

Acesso universal à saúde, educação, saneamento básico, investimento em creches e a promoção do trabalho formal também fazem parte das medidas sugeridas pelas agências das Nações Unidas.

Um dos pilares da recuperação proposta pela ONU para o Brasil é em relação à educação de crianças e adolescentes. A representante da Unesco no país, Marlova Noleto, lembrou que o país está entre os que mais tempo ficou com escolas fechadas.

O Documento da ONU coloca ainda a digitalização como pilar para recuperação do país e lembra que quase 30% das famílias não têm acesso à internet, percentual que aumenta conforme diminui a renda da família. Por isso, as agências das Nações Unidas defendem metas para universalização da banda larga, medidas de alfabetização digital, políticas de Pesquisa e Desenvolvimento e para a Indústria 4.0.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo