Produção industrial cai 1,3% em julho

Publicado em 02/09/2021 - 12:20 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira registrou, em julho deste ano, o segundo mês consecutivo de queda na comparação mês a mês. O setor produziu menos 1,3% em relação a junho, após o recuo de 0,2% no mês anterior.

No ano, a indústria acumula alta de 11% e em 12 meses, de 7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

Em julho, das 26 atividades investigadas, 19 tiveram queda em suas produções. Na avaliação do gerente da pesquisa, André Macedo, este comportamento não é diferente do que vem sendo observado ao longo deste ano, já que dos sete meses, em cinco o setor registrou queda ainda como reflexo dos efeitos da pandemia de covid-19.

Macedo lembrou que no início do ano, houve fechamento e restrições sanitárias maiores em determinadas localidades, que afetaram o processo de produção. E que, com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições, a produção industrial agora sente os efeitos do encarecimento do custo e do desarranjo de toda cadeia produtiva. E, ressaltou que, em janeiro deste ano, a produção industrial chegou a estar 3,5% acima do patamar pré-pandemia.

Ainda de acordo com André Macedo, os efeitos da demanda doméstica também contribuíram para o resultado. Ele destacou que uma das influências negativas mais importantes da produção industrial de julho foi do setor de bebidas, que caiu 10,2%, interrompendo três meses de taxas positivas consecutivas, quando acumulou alta de 11,7%. Outra pressão importante veio o setor de produtos alimentícios, com queda de 1,8%, a segunda seguida, acumulando perda de 3,8%.

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo