Recuperação: Turismo espera fechar 2021 com 70% do faturamento de 2019

Publicado em 27/09/2021 - 08:17 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um dos setores que mais sofreu com a pandemia de covid foi o turismo. Com a necessidade de distanciamento social e outras medidas sanitárias, desde março do ano passado, excursões foram canceladas e viagens suspensas. A consequência disso foi o fechamento de agências, crise no setor hoteleiro e prejuízos que, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, ultrapassam R$ 370 bilhões.

Mas, aos poucos, o setor do turismo vem ensaiando a recuperação. Segundo dados da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagem, a expectativa é fechar 2021 com quase 70% do faturamento que tinha em 2019.  Naquele ano, foram registradas 95 milhões de viagens no país.

Para o Ministério do Turismo, a retomada das atividades no setor é consequência do avanço da vacinação no país. A expectativa da pasta é que no próximo verão, seja possível chegar aos níveis de ocupação de hotéis e movimentação de viajantes de antes da pandemia. Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, comenta que pandemia foi devastadora para o Brasil e 80% dos hotéis ficaram fechados.

Areação hoteleira já começou, e nos meses de junho e julho deste ano, as hospedagens registraram alta de quase 20 por cento na ocupação de quartos. Paulo Franz, que tem uma pousada no sul da Bahia, está otimista para o verão que está chegando.

E se o movimento cresce nos hotéis, aumentam também as contratações. Segundo dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, depois de demissões em massa durante a pandemia, os hotéis contrataram 25% a mais, no último mês de julho.

As viagens de avião também estão voltando ao patamar pré-pandemia. Dados da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, apontam um crescimento de 38% no número de passageiros transportados em julho.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo