Recuperação: Turismo espera fechar 2021 com 70% do faturamento de 2019

Publicado em 27/09/2021 - 08:17 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um dos setores que mais sofreu com a pandemia de covid foi o turismo. Com a necessidade de distanciamento social e outras medidas sanitárias, desde março do ano passado, excursões foram canceladas e viagens suspensas. A consequência disso foi o fechamento de agências, crise no setor hoteleiro e prejuízos que, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, ultrapassam R$ 370 bilhões.

Mas, aos poucos, o setor do turismo vem ensaiando a recuperação. Segundo dados da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagem, a expectativa é fechar 2021 com quase 70% do faturamento que tinha em 2019.  Naquele ano, foram registradas 95 milhões de viagens no país.

Para o Ministério do Turismo, a retomada das atividades no setor é consequência do avanço da vacinação no país. A expectativa da pasta é que no próximo verão, seja possível chegar aos níveis de ocupação de hotéis e movimentação de viajantes de antes da pandemia. Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, comenta que pandemia foi devastadora para o Brasil e 80% dos hotéis ficaram fechados.

Areação hoteleira já começou, e nos meses de junho e julho deste ano, as hospedagens registraram alta de quase 20 por cento na ocupação de quartos. Paulo Franz, que tem uma pousada no sul da Bahia, está otimista para o verão que está chegando.

E se o movimento cresce nos hotéis, aumentam também as contratações. Segundo dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, depois de demissões em massa durante a pandemia, os hotéis contrataram 25% a mais, no último mês de julho.

As viagens de avião também estão voltando ao patamar pré-pandemia. Dados da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, apontam um crescimento de 38% no número de passageiros transportados em julho.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Representantes da OEA serão observadores das eleições em outubro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da OEA -  Organização dos Estados Americanos na função de observadora das eleições de outubro.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo