Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

Publicado em 20/09/2021 - 16:37 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU, divulgado nesta segunda-feira.

Essa queda na demanda reduziu a receita das empresas em mais de R$16 bilhões entre março de 2020 e junho deste ano.

O levantamento calculou ainda que, nos meses de abril e outubro de 2020, o número de passageiros caiu pela metade se comparado com os mesmos meses de 2019. Os dados são de nove capitais, entre elas, São Paulo, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que representam 35% da demanda nacional.

Segundo a associação de empresas do setor, a pandemia agravou um quadro que já vinha piorando. Em 24 anos, de 1995 até 2019, a demanda de passageiros de transporte coletivo urbano caiu 45% no país. Para o presidente da NTU, Otávio Cunha, não é viável aumentar as tarifas e, por isso, eles defendem que o Estado banque parte do transporte público, assim como já ocorre nas cidades de Brasília e São Paulo.

A NTU, que representa as empresas de ônibus, e a ANPTrilhos, do setor de transporte sobre trilhos, pretendem apresentar nos próximos dias ao Congresso Nacional uma proposta de um novo Marco Regulatório para o setor, como solução para a sustentabilidade do transporte público urbano.

O presidente da NTU, Otávio Cunha, afirma que há risco de paralisação nos serviços nas cidades onde não há ajuda financeira do poder público. Em 16 meses de pandemia, houve a interrupção do serviço de 29 operadoras e um consórcio, outras sete empresas entraram com pedido de recuperação judicial. Além disso, mais de 80 mil trabalhadores foram demitidos e houve 283 paralisações, entre greves e protestos.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

55% das industrias aumentaram faturamento durante a pandemia, diz CNI

Um levantamento com 500 executivos de grandes e médias indústrias de todo o país revelou que 55% dessas companhias tiveram aumento do faturamento bruto durante a pandemia

Baixar arquivo
Geral

IBGE cancela contrato com empresa organizadora do Censo Demográfico

Instituto diz que está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo, a ser realizado em 2022.

Baixar arquivo
Educação

Escolas voltam a receber alunos em vários pontos do país

Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança em todo o país, muitas atividades vão retomando o ritmo de normalidade que havia antes da pandemia chegar.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo anuncia plano para reduzir emissão de carbono na agropecuária

O objetivo do governo federal é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030.

Baixar arquivo
Internacional

Acnur cria site para acesso à educação de jovens refugiados no Brasil

A página lançada nessa segunda (18) apresenta um guia para a educação de jovens refugiados e traz diferentes materiais para auxiliar o ensino, inclusive em vídeo. O endereço é educacaopararefugiados.com.br

Baixar arquivo
Geral

Depois de tragédia em Paraisópolis, temporais continuam em São Paulo

Os temporais continuam atingido o estado de São Paulo. As chuvas continuaram nessa segunda-feira e a previsão é de que elas sigam fortes nessa terça-feira.

Baixar arquivo