Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

A faixa etária entre 25 e 39 anos foi a mais afetada pela pandemia

Publicado em 17/09/2021 - 14:59 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Estudo divulgado nesta sexta-feira (17), pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021, na comparação com igual período de 2020.

Segundo a pesquisa, a proporção de famílias sem nenhuma renda de trabalho saltou de 25,1% no primeiro trimestre de 2020 para 31,6% no segundo trimestre do ano passado.

A faixa etária entre 25 e 39 anos foi a mais afetada pela pandemia, com queda de 3,2% nos rendimentos efetivos reais médios no segundo trimestre deste ano. Em contrapartida, os rendimentos dos ocupados com mais de 60 anos cresceram 1,3% no período, influenciados pela alta proporção de trabalhadores por conta própria nessa faixa etária.

O levantamento Retrato dos Rendimentos e Horas Trabalhadas durante a Pandemia tomou como base os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Justiça

GDF terá que indenizar família de idoso que teve respirador desligado

Outro paciente teria retirado o aparelho da tomada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O juiz entendeu houve falha do governo na supervisão e segurança do idoso.

Baixar arquivo
Cultura

Cidade histórica do Maranhão se prepara para Festa do Divino

Com rico conjunto arquitetônico que contém mais de 400 prédios históricos e ruínas, a cidade de Alcântara, no Maranhão, se prepara para celebrar a partir de amanhã, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Baixar arquivo
Economia

IPCA-15 registra 0,59% em maio e acumula taxa de 4,93% no ano

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apesar da desaceleração frente a abril, esse foi o maior índice para meses de maio desde 2016, quando ficou em 0,86%.

Baixar arquivo
Geral

Regiões Norte e Nordeste podem ter chuvas intensas com ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta: chuvas intensas podem chegar a 50 milímetros com ventos de até 60 quilômetros por hora em 11 estados das regiões Norte e Nordeste. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Baixar arquivo
Segurança

Operação no Rio tem 11 mortos, escolas fechadas e fuzis apreendidos

Polícia Militar afirma que 10 pessoas que morreram eram criminosas. Uma moradora também foi atingida dentro de casa e não resistiu. Além de 19 escolas fechadas, cinco clínicas da família não abriram para atendimento. 

Baixar arquivo
Geral

Justiça nega pedido de liberdade de delegada Adriana Belém

Ela foi presa no último dia 10 e guardava em casa cerca de R$ 1,8 milhão, que foram apreendidos.

Baixar arquivo