Transações com PIX vão ter valor limitado entre as 20h e as 06h

Publicado em 24/09/2021 - 15:01 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os bancos têm até dia 4 de outubro para limitarem em até R$1.000,00 as transações por meio do PIX de pessoas físicas, que ocorrerem entre as 20h e as 06h da manhã do dia seguinte. O Banco Central publicou a resolução nessa quinta-feira.

O objetivo é reduzir o risco de fraudes e crimes, como sequestros e roubos, durante a noite. A medida já havia sido anunciada em agosto e não afeta as empresas.

Além do PIX, a limitação também vale para transferências, entre contas no próprio banco, TED e DOC, pagamento por cartão de débito, boleto e contas pré-pagas e de depósito.

Os clientes podem pedir a alteração desse limite pelos canais eletrônicos das instituições financeiras. Mas essa mudança deverá esperar, também por questão de segurança, pelo menos 24 horas para ser realizada.

Outra obrigação dos bancos será registrar diariamente as ocorrências de fraudes e as medidas para correção, que deverão servir de base para relatórios mensais. Esta medida deve ser implementada até 16 de novembro.

A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, afirmou em nota que vai iniciar a preparação para adotar os procedimentos demandados pelo Banco Central. Segundo a entidade, são investidos cerca de R$2 bilhões e meio por ano para aprimorar e tornar mais seguras as transações financeiras do usuário. E que devido aos recentes fatos de roubos de celulares e práticas de coação de pessoas, o setor tem implementado todas as regras para coibir essas práticas.

Essas medidas são fruto, segundo a nota, do debate com a autoridade monetária para aprimoramentos das regulações dos meios de pagamento. Medidas adicionais de segurança podem e serão sugeridas ao Banco Central caso sejam necessárias.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo