Transações com PIX vão ter valor limitado entre as 20h e as 06h

Publicado em 24/09/2021 - 15:01 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os bancos têm até dia 4 de outubro para limitarem em até R$1.000,00 as transações por meio do PIX de pessoas físicas, que ocorrerem entre as 20h e as 06h da manhã do dia seguinte. O Banco Central publicou a resolução nessa quinta-feira.

O objetivo é reduzir o risco de fraudes e crimes, como sequestros e roubos, durante a noite. A medida já havia sido anunciada em agosto e não afeta as empresas.

Além do PIX, a limitação também vale para transferências, entre contas no próprio banco, TED e DOC, pagamento por cartão de débito, boleto e contas pré-pagas e de depósito.

Os clientes podem pedir a alteração desse limite pelos canais eletrônicos das instituições financeiras. Mas essa mudança deverá esperar, também por questão de segurança, pelo menos 24 horas para ser realizada.

Outra obrigação dos bancos será registrar diariamente as ocorrências de fraudes e as medidas para correção, que deverão servir de base para relatórios mensais. Esta medida deve ser implementada até 16 de novembro.

A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, afirmou em nota que vai iniciar a preparação para adotar os procedimentos demandados pelo Banco Central. Segundo a entidade, são investidos cerca de R$2 bilhões e meio por ano para aprimorar e tornar mais seguras as transações financeiras do usuário. E que devido aos recentes fatos de roubos de celulares e práticas de coação de pessoas, o setor tem implementado todas as regras para coibir essas práticas.

Essas medidas são fruto, segundo a nota, do debate com a autoridade monetária para aprimoramentos das regulações dos meios de pagamento. Medidas adicionais de segurança podem e serão sugeridas ao Banco Central caso sejam necessárias.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo
Geral

Lançada a identidade nacional com todas as informações do cidadão

Lançada pelo governo federal, a nova carteira de identidade vai reunir todas as informações do cidadão em um único documento. O modelo vai ser padronizado para todos os estados e o DF, usando o CPF como número de registro nacional.

Baixar arquivo
Economia

Programa Brasil Mais lança modalidades para micro e pequenas empresas

As micro, pequenas e médias empresas de todo o país vão contar com duas novas modalidades de atendimento do Programa Brasil Mais, do Ministério da Economia.

Baixar arquivo
Economia

Empreendedores aprovam nova versão do aplicativo de compras do governo

O aplicativo de compras públicas do governo federal recebeu nova versão em maio deste ano, e desde então mais de 100 mil empreendedores baixaram a ferramenta e se registraram para vender produtos ou serviços ao governo em processos que dispensam licitação.

Baixar arquivo
Cultura

Caprichoso vence o Festival Folclórico de Parintins de 2022

O bumbá venceu o Garantido e levou para o bumbódromo o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Na arena, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parantinense, que no contexto da temática transformou sonhos e lutas em poesia.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias

A liberação das doses para todas as faixas foi anunciada pela prefeitura, que não seguirá mais o calendário por grupos prioritários.

Baixar arquivo