Audiência pública vai ajudar a regulamentar Lei do Superendividamento

Publicado em 19/10/2021 - 09:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Tem muita gente que fala “estou com dívida até o pescoço". Essas pessoas são consideradas superendividadas. Mas o que é mesmo um superendividado? A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lilian Brandão, explica que é a pessoa cuja renda não permite que a dívida seja paga.

Para ajudar às pessoas nessa situação, foi sancionada em julho deste ano a Lei do Superendividamento. Ela altera o Código de Defasa do Consumidor e aumenta a proteção de quem está com muitas dívidas, com mecanismos para conter assédios por parte das instituições financeiras.

Vai funcionar assim: o endividado vai poder fazer uma conciliação com todos os credores de uma única vez, através de órgãos como o Procon, Ministério Público e a Defensoria Pública. A vantagem é que o devedor não precisa escolher qual dívida pagar primeiro, pois todos os débitos vão para um mesmo plano de pagamento.

O acordo terá valor de sentença judicial, e os credores precisam aceitar a renegociação, ou vão para o fim da fila na hora de receber. E fica proibido qualquer assédio ou pressão a consumidores pelas instituições financeiras.

Entre as dívidas que podem ser renegociadas, estão as de consumo, como de água, luz, telefone, empréstimos com bancos e financeiras, inclusive cheque especial e cartão de crédito. Mas dívidas com impostos e tributos, pensão alimentícia, prestação da casa própria, crédito rural e serviço de luxo estão fora da renegociação.

Para regulamentar a lei, o Ministério da Justiça e Segurança Pública quer ouvir a sociedade, como explica a diretora Lílian Brandão. Segundo ela será feito uma audiência pública sobre o assunto no dia 21 de outubro, próxima quinta-feira, por videoconferência, das 10 da manhã até 18h. Quem quiser participar pode verificar os detalhes na página do ministério da Justiça na internet.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo