Governo mantém regras excepcionais no setor de energia elétrica

As medidas de flexibilização permanecem até fevereiro do ano que vem

Publicado em 16/10/2021 - 09:54 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Usinas hidrelétricas permanecem com medidas de flexibilização em seu uso até fevereiro do ano que vem.

A decisão  é da  Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, que reuniu-se nesta sexta-feira em Brasília para avaliar as condições e a conjuntura da geração de energia elétrica no país  para os próximos meses.

O Instituto Nacional de Meteorologia participou da reunião e mostrou que o período de chuva no país continua baixo em relação a anos anteriores.

Mesmo com o aumento das chuvas no País, especialmente na região Sul, a situação  ainda continua exigindo atenção.

Diante dos dados  levados à reunião pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, ficou decidido que vão ser mantidas as flexibilizações hidráulicas nas usinas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera,

localizadas no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Câmara é composta pelos Ministérios de Minas e Energia; da Economia; da Infraestrutura; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; e do Desenvolvimento Regional.

 O colegiado acompanha e monitora as condições excepcionais e temporárias para a operação das usinas hidrelétricas do País, e define  limites de uso, armazenamento e vazão dos reservatórios.

Edição: Roberto Piza / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo