Ministros das Comunicações do Brics querem economia digital inclusiva

Publicado em 22/10/2021 - 21:10 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os ministros das Comunicações dos cinco países do Brics assinaram uma declaração conjunta de cooperação internacional para estruturar uma economia digital inclusiva.

O ministro Fábio Faria representou o governo brasileiro na sétima reunião da cúpula, realizada virtualmente nesta sexta-feira. Também participaram os ministros das Comunicações da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul.

Durante o encontro, o ministro Fábio Faria citou os programas Wi-Fi Brasil e Norte e Nordeste Conectado para destacar o empenho brasileiro na transformação e inclusão digital. Ele ressaltou que é preciso investir em infraestrutura de rede digital para atingir objetivos ambiciosos nessas áreas.

Fábio Faria destacou ainda que o Brasil está prestes a fazer a maior licitação da história das telecomunicações no país — que é o leilão do 5G, que vai ser realizado pelo ministério das Comunicações e pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.

Marcado para o dia 4 de novembro, o leilão deve movimentar R$ 169 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos.

A reunião com os demais ministros do Brics também tratou do desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, que estão evoluindo rapidamente nos últimos anos.

Os líderes que participaram do encontro reconheceram a importância de uma cooperação internacional para que essas tecnologias sejam desenvolvidas com segurança, transparência e confiabilidade.

Por causa da pandemia de covid-19, este ano a reunião de ministros das Comunicações do Brics foi realizada por videoconferência. No ano que vem, a previsão é de que o encontro seja realizado na China.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização devido à chuva

O estágio, que indica risco de ocorrências de alto impacto, foi acionado ontem, quando uma forte chuva atingiu a cidade, causando alagamento em vários bairros.

Baixar arquivo
Economia

Vendas do comércio varejista ficam estáveis em outubro

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também ficou estável.

Baixar arquivo
Política

Parte da PEC dos Precatórios será promulgada nesta quarta

Promulgação é apenas dos pontos que já foram analisados pela Câmara e pelo Senado, como mudança no cálculo do teto de gastos para permitir o pagamento do Auxílio, o parcelamento dos precatórios e a questão de parcelamento de débitos previdenciários dos municípios.

Baixar arquivo
Educação

Governo cria o Internet Brasil, com internet gratuita para estudantes

Presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória criando o programa, que vai oferecer internet em banda larga móvel, de graça, para alunos da educação básica da rede pública, e que venham de famílias inscritas no CAD Único.

Baixar arquivo
Economia

Auxílio Brasil no valor de R$ 400 começa a ser pago na sexta

Os primeiros a receber o benefício no novo valor são os que tem NIS com final 1; o pagamento segue em sequência, até para quem tem NIS final zero, que receberá o pagamento em 23 de dezembro. 

Baixar arquivo