Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan

Publicado em 22/10/2021 - 17:50 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro apresentou o pior índice de gestão fiscal entre as capitais brasileiras avaliadas em 2020. O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Apesar do volume de recursos que entraram ao longo da pandemia, de forma geral, os municípios fluminenses tiveram dificuldades para gerir as contas em 2020. O indicador da Federação revela que mais da metade deles não conseguiu administrar bem as verbas públicas.

De acordo com o ranking de gestão da Firjan, os municípios do Rio de Janeiro investiram apenas 2,7% do orçamento no ano passado. Um percentual inferior à média nacional, de 7,1%, como esclarece o gerente de Estudos Econômicos da Firjan,  Jonathas Goulart.

No estudo,  foram avaliados 77 dos 92 municípios do estado, que, na média, atingiram 0,52 ponto. O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal. Na média, os municípios brasileiros registraram 0,54 ponto e, de acordo com a análise, o quadro é preocupante.

Segundo a Firjan, os investimentos foram fortemente penalizados nos municípios do Rio de Janeiro e, na média, representaram 2,7% do orçamento em 2020, menor percentual entre os estados brasileiros. Na média nacional, 7,1% da receita foi destinada para esse tipo de despesa.

No entanto, o estudo indica que a  ampla base econômica da segunda maior cidade do país tem melhores perspectivas para 2022, através de medidas de sustentabilidade fiscal anunciadas este ano, aliadas às previsões de um montante de 2,6 bilhões de reais em investimentos públicos.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo