Número de crianças investidoras cresce mais de 65% em 12 meses

Publicado em 14/10/2021 - 21:59 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de investidores com até 15 anos de idade aumentou em mais de 65% nos últimos 12 meses. O levantamento feito pela B3, que é a principal bolsa de valores do Brasil, mostrou que esse número passou de 13 mil para 21,6 mil crianças, entre outubro de 2020 e outubro deste ano.

Para Cintia Melo, que é consultora educacional do programa Gênio das Finanças, existem dois fatores que explicam a explosão de jovens investidores no país. O primeiro desses fatores é a incorporação da educação financeira como disciplina obrigatória nas escolas, a partir de 2020.

A participação de crianças no mercado, em geral, envolve pequenas quantidades de dinheiro — apenas como uma forma de descobrir e aprender sobre investimentos.

O outro fator que explica o aumento dos investidores de até 15 anos na bolsa é uma mudança de comportamento dos pais. Aqueles que costumam fazer uma reserva financeira em nome dos filhos estão trocando a poupança pela bolsa de valores, onde o rendimento do capital é mais vantajoso. A consultora Cintia Melo alerta, no entanto, que é preciso agir com cautela, já que todo investimento está sujeito a riscos e oscilações do mercado — o que pode comprometer a reserva financeira dos filhos.

A educadora financeira ressaltou, ainda, que diversificar os tipos de investimentos ajuda a minimizar os riscos com as oscilações no mercado financeiro.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. Modalidade fechou patrocínio com multinacional do ramo automobilístico.

Baixar arquivo