Número de crianças investidoras cresce mais de 65% em 12 meses

Publicado em 14/10/2021 - 21:59 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de investidores com até 15 anos de idade aumentou em mais de 65% nos últimos 12 meses. O levantamento feito pela B3, que é a principal bolsa de valores do Brasil, mostrou que esse número passou de 13 mil para 21,6 mil crianças, entre outubro de 2020 e outubro deste ano.

Para Cintia Melo, que é consultora educacional do programa Gênio das Finanças, existem dois fatores que explicam a explosão de jovens investidores no país. O primeiro desses fatores é a incorporação da educação financeira como disciplina obrigatória nas escolas, a partir de 2020.

A participação de crianças no mercado, em geral, envolve pequenas quantidades de dinheiro — apenas como uma forma de descobrir e aprender sobre investimentos.

O outro fator que explica o aumento dos investidores de até 15 anos na bolsa é uma mudança de comportamento dos pais. Aqueles que costumam fazer uma reserva financeira em nome dos filhos estão trocando a poupança pela bolsa de valores, onde o rendimento do capital é mais vantajoso. A consultora Cintia Melo alerta, no entanto, que é preciso agir com cautela, já que todo investimento está sujeito a riscos e oscilações do mercado — o que pode comprometer a reserva financeira dos filhos.

A educadora financeira ressaltou, ainda, que diversificar os tipos de investimentos ajuda a minimizar os riscos com as oscilações no mercado financeiro.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo