Pedidos de recuperação judicial têm queda de 34,5% em 12 meses

Publicado em 15/10/2021 - 09:36 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os pedidos de recuperação judicial em setembro deste ano foram 34,5% menores que os de setembro do ano passado. Em agosto, a redução já tinha sido de quase 50%. O levantamento foi feito pela Serasa Experian e divulgado nessa quinta-feira. O país registrou 57 pedidos de recuperação judicial no mês passado e 87 em setembro de 2020.

Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, a melhora do cenário neste ano se deve ao acesso a linhas de crédito emergenciais e ao avanço da vacinação.

A recuperação judicial é usada pelas empresas para renegociar dívidas e evitar falência. É preciso apresentar à Justiça um plano que mostre que, mesmo com as dificuldades, a companhia ainda pode se reerguer. Quando a recuperação judicial é autorizada, o pagamento aos credores é adiado ou suspenso. E a empresa deve focar nos salários dos funcionários e na compra de matéria-prima e produtos essenciais para o funcionamento do negócio.

De acordo com a pesquisa da Serasa Experian, o setor de serviços foi o que mais registrou pedidos de recuperação judicial, seguido de comércio e indústria.

Já quando os pesquisadores comparam os portes de quem pediu recuperação judicial em setembro, a maioria é de micro e pequenas empresas, com 38. Já as médias empresas somaram 13 e as grandes, 6 pedidos de recuperação judicial.

O economista Luiz Rabi destacou o que leva à prevalência de micro e pequenas empresas entre as mais afetadas pela crise.

De janeiro a setembro, o país registrou quase 700 pedidos de recuperação judicial. No ano passado, no mesmo período, foram 955 solicitações e, de janeiro a setembro de 2019, antes da crise causada pela pandemia, foram 1.030 pedidos desse tipo.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. Modalidade fechou patrocínio com multinacional do ramo automobilístico.

Baixar arquivo
Esportes

Douglas Brose: confira entrevista com o tricampeão mundial de karatê

Depois de temporada repleta de desafios, Douglas Brose fatura tricampeonato mundial. O repórter Juliano Justo conversou com o atleta sobre tudo isso e muito mais. 

Baixar arquivo