Setor de habitação puxa alta da inflação em setembro, aponta Ipea

Preço dos alimentos foi o segundo segmento que mais pesou no bolso

Publicado em 15/10/2021 - 12:34 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação acelerou em setembro, voltando a atingir de forma mais acentuada o bolso dos brasileiros mais pobres. O principal impacto foi provocado pela alta nos preços do setor de habitação, de acordo com o Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O estudo apontou que o maior avanço, de 1,3%, em relação a agosto, foi observado entre as famílias com menor poder aquisitivo, grupo formando pela parcela da população que tem rendimento mensal abaixo de R$ 1.808. Já para as famílias com renda  acima dos R$ 17.764, a variação foi um pouco mais amena, de 1,09%.

Dentro do setor de habitação, o Ipea aponta reajustes de 6,5% nas tarifas de energia elétrica, de 3,9 no gás de botijão e de 1,1% nos artigos de limpeza.

A alta nos alimentos em domicílios foi o segundo segmento que mais pesou no bolso dos mais pobres na virada de agosto para setembro, puxada especialmente pelo aumento das frutas, aves, ovos, leite e derivados.

Para a camada com renda mais elevada, o principal foco inflacionário no mês avaliado veio do setor de transportes, segmento influenciado pelos reajustes de 2,3% da gasolina, de 28,2% nas passagens aéreas e de 9,2% nos transportes por aplicativo. 

Com o resultado, a inflação para os mais pobres chegou a 10,98% no acumulado no período de 12 meses encerrado em setembro, maior alta entre os grupos investigados. Já para os mais ricos, a variação de preços no acumulado de 12 meses chegou a 8,91%.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo