Setor de serviços atinge maior patamar desde novembro de 2015

Crescimento foi de 0,5% na passagem de julho para agosto

Publicado em 14/10/2021 - 16:20 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, de acordo com dados do IBGE. Esse é o quinto mês seguido de alta da atividade.

Com isso, o setor se encontra 4,6% acima do registrado em fevereiro do ano passado, período pré-pandemia, e também alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços avançou 16,7%.

Na avaliação do gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado divulgado nesta quinta-feira (14) revela que o setor mantém trajetória de recuperação, influenciada também pelo avanço da campanha de vacinação contra a covid-19.

Ainda de acordo com Rodrigo Lobo, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços indicam que, das cinco atividades pesquisadas, quatro apresentaram taxa positiva.

Mesmo com o avanço no mês analisado, os serviços prestados às famílias operam 17,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. O destaque negativo ficou com os serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram 0,4% no mês avaliado, depois de três altas seguidas. Com esse resultado negativo, o segmento voltou a ficar 0,2% abaixo do patamar pré-pandemia, se juntando aos serviços prestados às famílias.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Baixar arquivo
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro pretende cortar investimentos de empresas poluidoras

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, a capital fluminense reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde, e cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis. 

Baixar arquivo
Educação

RJ: Justiça determina volta à aula presencial em instituições federais

Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou o retorno às aulas presenciais em instituições federais, do ensino básico ao superior, suspensas desde o ano passado devido à pandemia de covid-19. A liminar é do desembargador Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal da 2ª Região.

Baixar arquivo
Economia

Operação da Anatel apreende R$ 1,2 milhão em produtos no Mercado Livre

No total 9.800 produtos foram lacrados incluindo carregadores de celular, baterias, relógios inteligentes e microfones sem fio. Fabricantes e vendedores de produtos oficiais denunciaram a plataforma ANATEL que constatou anúncios de prováveis produtos irregulares. Houve cooperação das equipes do Mercado Livre na identificação dos produtos.

Baixar arquivo