Black Friday: confira dicas para fazer uma compra segura

Publicado em 26/11/2021 - 10:56 Por Renato Rocha - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Black Friday, um movimento importado dos Estados Unidos, e cada vez mais esperado por consumidores e lojistas daqui do Brasil, chegou. A sexta-feira com ofertas e descontos no comércio atrai milhares de pessoas que buscam produtos e serviços com preços mais baratos. 

A estimativa de faturamento para o setor de vendas, é de aproximadamente R$ 10 bilhões. E para quem está planejando colocar a mão no bolso e gastar, atenção para não ser vítima de golpes. A Maria Inês Dolci, advogada especializada na área da defesa do consumidor, tem dicas para não ficar no prejuízo nessa sexta-feira.

"A primeira dica: veja se teve aumento naquele produto que deseja comprar, se os anúncios não estão diferentes e muita atenção à questão dos sites fora do ar. Às vezes você está tentando, ele sai do ar e depois ele volta e isso é um perigo. Verifique se realmente você está comprando em site seguro. Cuidado com aqueles produtos de empresas com origem desconhecida, porque isso pode trazer problemas - mesmo sendo tentador o preço. Verifique e pesquise: não compre por impulso. Muita atenção porque alguns fornecedores cancelam aquela compra depois que você já fechou. Se isso acontecer, não esqueça de gerar o protocolo de reclamação".

Essa será a primeira Black Friday na vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O consumidor deve redobrar a atenção ao preencher dados e informações sensíveis, verificando se a plataforma ou site em questão já estão atendendo os parâmetros legais, especialmente no tratamento desses dados pessoais.  Fique de olho também com as propagandas e publicidades enganosas. E para os consumidores que quiserem denunciar, basta entrar no Portal do Consumidor ou no Procon da sua cidade. Boas compras!

Edição: Priscilla Mazenotti / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

Baixar arquivo
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves PIX foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo