A Black Friday, um movimento importado dos Estados Unidos, e cada vez mais esperado por consumidores e lojistas daqui do Brasil, chegou. A sexta-feira com ofertas e descontos no comércio atrai milhares de pessoas que buscam produtos e serviços com preços mais baratos.
A estimativa de faturamento para o setor de vendas, é de aproximadamente R$ 10 bilhões. E para quem está planejando colocar a mão no bolso e gastar, atenção para não ser vítima de golpes. A Maria Inês Dolci, advogada especializada na área da defesa do consumidor, tem dicas para não ficar no prejuízo nessa sexta-feira.
"A primeira dica: veja se teve aumento naquele produto que deseja comprar, se os anúncios não estão diferentes e muita atenção à questão dos sites fora do ar. Às vezes você está tentando, ele sai do ar e depois ele volta e isso é um perigo. Verifique se realmente você está comprando em site seguro. Cuidado com aqueles produtos de empresas com origem desconhecida, porque isso pode trazer problemas - mesmo sendo tentador o preço. Verifique e pesquise: não compre por impulso. Muita atenção porque alguns fornecedores cancelam aquela compra depois que você já fechou. Se isso acontecer, não esqueça de gerar o protocolo de reclamação".
Essa será a primeira Black Friday na vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O consumidor deve redobrar a atenção ao preencher dados e informações sensíveis, verificando se a plataforma ou site em questão já estão atendendo os parâmetros legais, especialmente no tratamento desses dados pessoais. Fique de olho também com as propagandas e publicidades enganosas. E para os consumidores que quiserem denunciar, basta entrar no Portal do Consumidor ou no Procon da sua cidade. Boas compras!