Bolsonaro sanciona lei que remaneja 9,3 bilhões para o Auxílio Brasil

Publicado em 12/11/2021 - 09:59 Por  Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quinta-feira a lei que remaneja 9 bilhões e 364 milhões de reais do orçamento do Bolsa Família, que foi extinto, para o Auxílio Brasil, que é o novo programa social do governo. Esse ato foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União.

O projeto que abre o crédito especial foi aprovado também nessa quinta-feira pelo Congresso Nacional. Teve a aprovação e a sanção.

O aval dos parlamentares era necessário para que o governo pudesse usar o dinheiro do antigo programa no novo, já que o Bolsa Família foi extinto no último dia 10, após 18 anos de existência.

Os deputados também aprovaram um projeto de lei que adapta o Plano Plurianual ao novo programa social. A proposta prevê a destinação de 76 bilhões de reais em recursos para o Auxílio Brasil, entre 2021 e 2023. O presidente Bolsonaro também sancionou a alteração desse anexo do plano.

O governo informou que o pagamento começa a partir do dia 17 de novembro beneficiando 17 milhões de famílias, cerca de 2 milhões e 500 mil famílias a mais que os 14 milhões e 600 mil atendidas pelo antigo programa e deve seguir o calendário do Bolsa Família.

O pagamento de 400 reais em 2022 depende da aprovação da proposta de emenda à Constituição dos Precatórios a que altera a regra de correção do teto de gastos. Caso aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta abre um espaço de 91 bilhões e 600 milhões de reais no Orçamento. A PEC já foi aprovada na Câmara e será analisada agora no Senado.

 


 

Edição: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo