Busca por viagens aumentou 60% em relação a 2020, diz associação

Publicado em 18/11/2021 - 15:11 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a proximidade das festas de fim de ano, como Natal e Réveillon, e o avanço da vacinação no Brasil, a busca por destinos nacionais aumentou 60% este ano em relação ao ano passado. É o que aponta o levantamento da ABAV, Associação Brasileira de Agências de Viagem, que identificou maior procura dos viajantes para destinos como as capitais Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

A presidente da ABAV, Magda Nassar, conta que o aumento na procura reflete um cenário de segurança da população.

Segundo a ABAV, foram levadas em conta as pesquisas de pacotes turísticos nas principais agências de viagens do país. Entre os tipos mais procurados estão as férias em família, liderando as buscas com 32% do total. Em seguida, as viagens individuais por várias cidades, com 16%, viagens em grupo, com 14%, e viagens para casais, com 9% das buscas.

Entre os 10 destinos mais procurados para passagens em dezembro e janeiro, cinco são capitais do Nordeste: Recife, Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal. Já a compra de pacotes turísticos, a escolha continua sendo o Nordeste: os roteiros mais procurados são Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, e Boipeba, na Bahia.

O cenário é animador para o turismo no Brasil e a recuperação da economia no setor. Quase 90% das agências de viagens no Brasil afirmam terem perdido faturamento, em mais de 60% durante a pandemia. A geração de emprego pode ser animadora também, porque mais da metade dessas agências pretendem contratar funcionários nos próximos seis meses com a possível recuperação do setor.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo