Com inflação alta, famílias buscam crédito como complemento de renda

Publicado em 09/11/2021 - 18:57 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a inflação acumulando quase 10% em 12 meses, as famílias estão cada vez mais buscando o crédito como alternativa para complementar a renda. A conclusão é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor feita pela Fecomércio-SP, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

O assessor econômico da Fecomércio-SP Guilherme Dietze destaca que a principal dívida é com cartão de crédito.

De acordo com o levantamento feito em outubro, na capital paulista, o número de endividados bateu um novo recorde e alcançou 2 milhões e 840 mil famílias. Isso representa 71% dos paulistanos. Desde novembro do ano passado, quando este índice estava em 56%, a quantidade vem subindo.

Para Guilherme Dietze, este é um momento importante para controlar as despesas e evitar que as dívidas se transformem numa bola de neve. Isso porque, com os recentes aumentos na taxa básica de juros, a Selic, o crédito ficou mais caro. E o assessor econômico da Fecomércio-SP alerta que não é apenas a Selic que preocupa.

A pesquisa indica também um leve aumento de 0,4% na intenção de consumo das famílias, mas isso ainda não leva em consideração as compras de natal. O assessor econômico da Fecomércio-SP Guilherme Dietze dá dicas para usar o 13º salário e se planejar para não deixar o Natal passar em branco sem se enrolar

Outra dica é aproveitar os feirões "limpa-nome", que são muito comuns nessa época do ano. Normalmente, as empresas oferecem condições melhores, com abatimento de juros e multas, para renegociar as dívidas.

*Com produção de Beatriz Evaristo

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo