Confederação espera 378 mil empregos com retomada do turismo

Publicado em 10/11/2021 - 18:29 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A flexibilização das medidas de isolamento social, com o avanço da vacinação contra a covid-19, tem reaquecido o ritmo de atividade dos serviços turísticos. E, para atender a esse aumento da demanda, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o segmento contrate mais de 478 mil trabalhadores formais até fevereiro de 2022. Do total, cerca de 82 mil vagas serão abertas para atender à alta temporada, com vagas temporárias.

Com a permanência desse cenário, pesquisa da CNC projeta que as atividades turísticas faturem cerca de R$ 172 bilhões entre dezembro e fevereiro, cenário que, se confirmado, contribuiria para elevar o volume de receitas ao patamar registrado pré-pandemia.

O economista responsável pela pesquisa Fabio Bentes estima que o setor de serviços de turismo poderá se recuperar totalmente já em meados de 2022 das perdas impostas pela grave crise sanitária.

O estudo da CNC também aponta que os impactos positivos da flexibilização das medidas contra a pandemia vêm sendo percebidos na geração de postos de trabalho formais nas atividades turísticas. Em 2020, quando o setor apresentou retração de 36% no volume de receitas, a diferença entre o número de admissões e desligamentos produziu um saldo negativo anual de quase 238 mil vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Entre os profissionais demandados pelo setor para a próxima alta temporada estão recepcionistas, cozinheiros, camareiros, garçons e auxiliares de lavanderia. A expectativa é que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ofereçam metade das mais de 80 mil vagas prometidas para o período.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo