Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

Publicado em 27/11/2021 - 16:05 Por Lígia Souto – Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

A primeira parcela do décimo terceiro corresponde à metade do salário bruto recebido pelo empregado, sem nenhum desconto. Já na segunda parcela, prevista para ser depositada até 20 de dezembro, são descontados Imposto de Renda e INSS, ou seja, ela é menor do que a primeira. Outro detalhe é que quem pediu o adiantamento do 13º salário nas férias não recebe a primeira parcela, somente a segunda.

Cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º salário este ano, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Para o trabalhador que faz parte desse rol, o economista William Baghdassarian, professor do Ibmec, orienta a melhor forma de usar o benefício, garantindo uma reserva, sempre que possível.

Ainda de acordo com o estudo do Dieese, dos cerca de 83 milhões de brasileiros que devem receber o 13º salário, mais de 60% são de trabalhadores do mercado formal, incluindo trabalhadores domésticos com carteira de trabalho assinada. Os outros quarenta por cento são de aposentados e pensionistas do INSS, e os aposentados e beneficiários da União, dos estados e dos municípios.

 

Edição: Líria Jade / Raquel Mariano– editoras da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Economia

Consumidores pretendem parcelar despesas de começo de ano

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio-RJ mostra que aumentou o número de consumidores que pretendem parcelar despesas de IPTU, IPVA e material escolar em 2022.

Baixar arquivo
Economia

Conselho Monetário facilita acesso ao crédito rural por assentados

Agricultores familiares vão ter agora acesso ao crédito rural mesmo sem o registro individual do lote. A alteração das normas foi anunciada nesta sexta-feira pelo Conselho Monetário Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo de SP publica edital para conclusão de trecho do Rodoanel

A previsão de investimentos para conclusão dessa obra é de R$ 3 bilhões.

Baixar arquivo
Justiça

Homem consegue o direito do descarte de embriões após o divórcio

Na época em que o casal fez o procedimento, Conselho Federal de Medicina obrigava que a decisão sobre uso dos embriões deveria ser prevista no ato do contrato do serviço. Para a Justiça do DF, porém, a decisão final deverá ser do casal e não de uma instituição.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncias de trabalho semelhante à escravidão aumentaram 70% em 2021

Foram mais de 1.415 denúncias em 2021. E o Ministério Público resgatou mais de 1600 trabalhadores.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança MP para o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Para capacitar jovens que estão fora do mercado de trabalho, o governo federal lançou, nessa sexta-feira, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, por meio de uma Medida Provisória.

Baixar arquivo