Febraban promove mutirão de negociação de dívidas

Publicado em 02/11/2021 - 07:45 Por Daniel Ito, Rádio Nacional - Brasília

Poucas coisas na vida tiram tanto o sono das pessoas como as dívidas. Em muitos casos, elas comprometem os rendimentos das famílias, ao ponto de tornar quase impossível pagar as contas domésticas — o que leva a novas dívidas e ao super endividamento.

E para quem se encontra em situações como essa, uma boa notícia: a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), está promovendo o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, a partir da próxima segunda-feira. Pela primeira vez, a ação está sendo organizada em parceria com o Banco Central, com o Senado e com a Secretaria Nacional do Consumidor.

O diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, explicou que o mutirão vai permitir aos consumidores condições mais vantajosas para quitar os compromissos financeiros.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) aponta que o endividamento dos consumidores brasileiros atingiu o nível recorde de 72%. Isso significa que cerca de 62 milhões de pessoas estão endividadas no Brasil.

É o caso do professor de Educação Física Thiago Almeida. Ele disse que contraiu muitas dívidas depois que a academia dele não prosperou e precisou ser fechada.

As pessoas que estiverem interessadas no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira podem participar pelo site: mutirao.febraban.org.br

A ação vai estar disponível durante todo o mês de novembro.

Edição: Shely Noleto e Luiz Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo