Febraban promove mutirão de negociação de dívidas

Publicado em 02/11/2021 - 07:45 Por Daniel Ito, Rádio Nacional - Brasília

Poucas coisas na vida tiram tanto o sono das pessoas como as dívidas. Em muitos casos, elas comprometem os rendimentos das famílias, ao ponto de tornar quase impossível pagar as contas domésticas — o que leva a novas dívidas e ao super endividamento.

E para quem se encontra em situações como essa, uma boa notícia: a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), está promovendo o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, a partir da próxima segunda-feira. Pela primeira vez, a ação está sendo organizada em parceria com o Banco Central, com o Senado e com a Secretaria Nacional do Consumidor.

O diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, explicou que o mutirão vai permitir aos consumidores condições mais vantajosas para quitar os compromissos financeiros.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) aponta que o endividamento dos consumidores brasileiros atingiu o nível recorde de 72%. Isso significa que cerca de 62 milhões de pessoas estão endividadas no Brasil.

É o caso do professor de Educação Física Thiago Almeida. Ele disse que contraiu muitas dívidas depois que a academia dele não prosperou e precisou ser fechada.

As pessoas que estiverem interessadas no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira podem participar pelo site: mutirao.febraban.org.br

A ação vai estar disponível durante todo o mês de novembro.

Edição: Shely Noleto e Luiz Ferreira

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo