Gasolina já acumula alta de 73% em 2021; entenda o aumento dos preços

Publicado em 05/11/2021 - 11:50 Por Susana Lima - Repórter da Rádio Educadora - Salvador

A gasolina já acumula alta de 73% em 2021. A situação está mexendo com o orçamento do consumidor, que a cada dia busca estratégias para economizar. Daniela Puonzo é enfermeira e mora em Salvador. Ela diz que está ficando com o carro para levar os filhos pra escola e o marido está andando de ônibus.

A cada vez que o combustível sobe, o consumidor se assusta e começa a fazer cálculos para saber como vai administrar os custos. Daniela Puonzo afirma que não sabe o que está motivando a alta dos preços. E esta é a realidade da maioria dos consumidores.

Diante dos aumentos constantes no preço da gasolina, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ganhou fama, porque, em vários espaços, surgiu o discurso de que o ICMS seria o responsável pelo preço do combustível para o consumidor final. Quem entende de economia diz que não é bem assim. O economista Antônio de Carvalho explica como funciona a composição dos preços dos combustíveis.

Desde o dia 1º de novembro, o ICMS está congelado. Será assim por 90 dias, de acordo com a decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne representantes do governo federal e estados. Olavo Oliva é diretor da área de Petróleo e Combustível da Secretaria da Fazenda da Bahia e diz por que esta decisão foi tomada.

Olavo Oliva alerta que se a Petrobrás promover novos aumentos, a situação piora para o consumidor final, mesmo com o ICMS congelado. Ele acredita que a solução para o problema da composição do preço final depende de vários agentes públicos.

O ICMS é usado pelos estados para ações em áreas como a educação e a segurança pública. E a Secretaria da Fazenda da Bahia informou que, dentro dos próximos dias, vai saber quais são os impactos do congelamento do ICMS para a receita do estado.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

E vamos começar com os resultados desse domingo (23). Copa das Nações Africanas, o Burkina Faso venceu o Gabão nos pênaltis, está na próxima fase da competição. A Nigéria perdeu pra Tunísia e está fora também da competição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo