Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Publicado em 29/11/2021 - 15:20 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cresceu o número de pessoas com dificuldade de manter as contas em dia. A inadimplência subiu em novembro para o maior patamar do ano, com mais de 26% (26,1%) das famílias relatando ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, eram cerca de 26% (25,6%). Os dados estão na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Para as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a proporção de endividados foi a maior já observada na série histórica do indicador, com aumento mensal de 69,5% para 70,3%.

De acordo com a pesquisa, as famílias com rendimento de até dez salários mínimos continuam recorrendo ao uso do cartão de crédito. Na passagem de outubro para novembro, o percentual de endividados nessa faixa de renda saltou de 75,9% para 77%. No mesmo mês do ano passado, o indicador registrava 67,9%, o que representa um aumento anual de quase dez pontos percentuais em 2021.

Ainda segundo com o levantamento, o prazo médio de atraso na quitação das dívidas também voltou a aumentar em novembro, chegando a 61 dias em média. E, apesar da queda de 1,4 ponto percentual na comparação anual, a proporção de atrasos acima de 90 dias é a maior desde agosto deste ano, alcançando aproximadamente 42% dos inadimplentes.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo