Índice registra estados que tiveram maior perda de qualidade de vida

Publicado em 26/11/2021 - 11:41 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IBGE divulgou, nesta sexta-feira (26), um retrato de como vivem os brasileiros. Entre as 27 unidades da Federação, o Maranhão, na região Nordeste, mostrou as maiores perdas do Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV). As menores perdas foram registradas em Santa Catarina, no sul do país. Os números estão na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), e compreendem o período entre 2017 e 2018. 

O estudo apresenta, pela primeira vez, um índice multidimensional para a perda de qualidade de vida - o IPQV -, além de um segundo índice que mede o desempenho socioeconômico, o IDS. Os novos indicadores seguem recomendações das Nações Unidas. As medidas vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. 

O pesquisador Leonardo Vieira, responsável pela pesquisa, explica ainda que esses indicadores multidimensionais são usados para complementar as informações obtidas pela renda das famílias.

"É de se esperar que rendas mais elevadas estejam associadas à perdas menores na qualidade de vida - e foi que encontramos com a pesquisa. Entretanto, essa relação não é exata e nem perfeita: mesmo entre os 10% com maiores rendimentos, as perdas estão presentes e o IPQV não é zero". 

A pesquisa também mostra que, no recorte raça, a perda da qualidade de vida, registrada no período de avaliação da pesquisa, foi maior para pessoas negras, como explica Leonardo Vieira.

"O IPQV indica perdas maiores quando a pessoa de referência se declarou preta ou parda. Para esse subgrupo, o IPQV ficou 17% acima do nacional e 50% acima daquele calculado quando a pessoa de referência é branca".

Segundo o estudo, a maior parte dos brasileiros se encontra na zona intermediária de qualidade de vida. A faixa com menor perda concentrava aproximadamente 14% da população brasileira. Já a faixa com mais perdas em relação à qualidade de vida era de aproximadamente 10% da população.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo