Índice registra estados que tiveram maior perda de qualidade de vida

Publicado em 26/11/2021 - 11:41 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IBGE divulgou, nesta sexta-feira (26), um retrato de como vivem os brasileiros. Entre as 27 unidades da Federação, o Maranhão, na região Nordeste, mostrou as maiores perdas do Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV). As menores perdas foram registradas em Santa Catarina, no sul do país. Os números estão na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), e compreendem o período entre 2017 e 2018. 

O estudo apresenta, pela primeira vez, um índice multidimensional para a perda de qualidade de vida - o IPQV -, além de um segundo índice que mede o desempenho socioeconômico, o IDS. Os novos indicadores seguem recomendações das Nações Unidas. As medidas vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. 

O pesquisador Leonardo Vieira, responsável pela pesquisa, explica ainda que esses indicadores multidimensionais são usados para complementar as informações obtidas pela renda das famílias.

"É de se esperar que rendas mais elevadas estejam associadas à perdas menores na qualidade de vida - e foi que encontramos com a pesquisa. Entretanto, essa relação não é exata e nem perfeita: mesmo entre os 10% com maiores rendimentos, as perdas estão presentes e o IPQV não é zero". 

A pesquisa também mostra que, no recorte raça, a perda da qualidade de vida, registrada no período de avaliação da pesquisa, foi maior para pessoas negras, como explica Leonardo Vieira.

"O IPQV indica perdas maiores quando a pessoa de referência se declarou preta ou parda. Para esse subgrupo, o IPQV ficou 17% acima do nacional e 50% acima daquele calculado quando a pessoa de referência é branca".

Segundo o estudo, a maior parte dos brasileiros se encontra na zona intermediária de qualidade de vida. A faixa com menor perda concentrava aproximadamente 14% da população brasileira. Já a faixa com mais perdas em relação à qualidade de vida era de aproximadamente 10% da população.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas no país.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo