Inflação de outubro é a maior desde 2002 e vai a 10,67%

IPCA foi puxado principalmente pelas altas da gasolina

Publicado em 10/11/2021 - 13:12 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Puxado pela alta da gasolina, o IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acelerou para 1,25%, em outubro, a maior taxa para o mês desde 2002, quando ficou em 1,31%. Com esse resultado, o IPCA,  que serve de base para os reajustes de aluguéis, acumula alta de 8,24% no ano. Em 12 meses, o índice chega a 10,67%.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, todos os 9 grupos de produtos e serviços pesquisados subiram no mês analisado.

Na avaliação do pesquisador Pedro Kislanov, responsável pela pesquisa, o grupo transportes se destacou com variação de 2,62% nos preços, pressionado pelos combustíveis.

Além da gasolina, que subiu 3,10%, registrando o maior impacto individual no índice do mês, houve também altas importantes nos preços do óleo diesel de 5,77%,  do etanol de 3,54% e do gás veicular, que subiu 0,84%.

Outro destaque foi a aceleração dos preços no grupo dos alimentos e bebidas, influenciados principalmente pelo tomate, com alta de mais de 26%, e também da batata inglesa, que foi cerca de 16% mais cara. Outras elevações nos preços foram observadas no café moído, frango e queijo.

Já o grupo habitação foi influenciado mais uma vez pelo preço da energia elétrica. E também pelos reajustes nos preços do gás de botijão, que registrou a décima sétima alta consecutiva.

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo