Maioria dos brasileiros não daria conta de despesa inesperada grande

Publicado em 16/11/2021 - 11:44 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase oito em cada 10 brasileiros não dariam conta de absorver uma despesa inesperada muito grande. Isso é o que revela uma pesquisa do Banco Central, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que entrevistou cinco mil pessoas no país. O estudo foi realizado para avaliar a resiliência financeira do brasileiro.

Apenas 22% dos entrevistados afirmaram que dariam conta de uma despesa inesperada grande. O número indica a necessidade de melhorar a capacidade de poupança das famílias, segundo destacou o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luís Gustavo Mansur.

O índice de resiliência financeira é influenciado pelo sexo e pela renda. Ser homem aumenta em 67% a chance de ter resiliência financeira. E quem ganha entre dois e três salários mínimos têm 60% a mais de chance de pertencer ao grupo que acredita ser capaz de absorver um choque financeiro, se comparado com o grupo que recebe até um salário mínimo. Já a resiliência de quem ganha 20 salários mínimos é 23 vezes maior do que de quem ganha um salário mínimo.

Para o economista do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), William Baghdassarian, esses dados revelam a fragilidade financeira da maioria dos brasileiros.

A idade foi outro fator que influenciou a resiliência financeira segundo o estudo. Os jovens de 18 a 29 anos tem 35% mais chances de pertencer aos grupos com alguma resiliência financeira se comparado às pessoas com 60 anos ou mais.

Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo
Internacional

Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Geral

Cúpula Social do Mercosul vai ser retomada, após sete anos

O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo