Ministro do TCU defende gasto maior do Estado para retomar crescimento

Publicado em 04/11/2021 - 15:43 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a ideia de retomar o crescimento do Brasil, após a pandemia e os impactos na educação, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, defende um “pacto pela nação” de maiores investimentos e revela que levou a proposta ao legislativo. Para ele, é importante que dentro de cinco anos seja possível que o país gaste "um pouco mais" para possibilitar a retomada do crescimento do país.

A declaração foi dada pelo ministro, durante a abertura do 5º Fórum Nacional de Controle organizado pelo TCU. Segundo Nardes, o Brasil apresenta números que revelam a desigualdade educacional entre as regiões, a exemplo da taxa de analfabetismo, que chega a 13% no Nordeste e a 3% no Sul.

Durante a cerimônia de abertura do evento, que ocorre nestas quinta (04) e sexta-feira (05), a Presidente do Tribunal de Contas, ministra Ana Arraes, defendeu o aperfeiçoamento e treinamento dos profissionais da educação, para que os estudantes reduzam os impactos negativos da pandemia, no aprendizado, sobretudo entre a população mais pobre.

Também presente no evento, o Presidente Jair Bolsonaro parabenizou a iniciativa do TCU e citou a importância das parcerias do tribunal com obras de investimento do governo federal. Bolsonaro destacou a contribuição do TCU, para a realização do leilão do 5G, que ocorreu nesta quinta-feira (04), em Brasília.

A 5ª edição do Fórum Nacional de Controle ocorre em formato híbrido, online e presencial, e tem como tema central a educação brasileira no cenário pós pandemia da covid-19.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo