Plataforma "Consumidor.gov.br" tem 78% de soluções de queixas

Publicado em 15/11/2021 - 15:25 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Criada para ajudar na solução de conflitos entre empresas e clientes, a plataforma Consumidor.gov.br tem quase 85% de aprovação. O número é de uma pesquisa com mais de dois mil usuários entre setembro e outubro. 96% a consideraram eficiente.

A moradora de Brasília, Jessyka Silva, já registrou uma queixa sobre um erro na fatura de telefone que a empresa não resolvia de forma definitiva. Após a inclusão do caso no sistema, veio a solução. Já o jornalista Paulo Marcial recorreu à plataforma depois de ficar sem resposta mesmo com várias ligações ao atendimento de uma montadora.

A ideia é estabelecer um canal de comunicação direto entre empresas e consumidores, sem a intervenção de órgãos estatais, para agilizar as negociações. Para utilizar o serviço, o consumidor e a firma devem estar cadastrados no site consumidor.gov.br. As reclamações, pelo site, só podem ser feitas às empresas que estão registradas.

A plataforma conta com mais de mil e cem (1.100) empresas, entre bancos, restaurantes, construtoras, operadoras de planos de saúde, de telefonia e outras. São mais de 3 milhões e trezentos mil usuários. Quase 4 milhões de oitocentas mil reclamações já foram finalizadas. O nível de solução é de 78%.

Após a publicação da reclamação, a empresa tem 10 dias para responder. Em seguida, o consumidor tem 20 dias para avaliar a resposta e informar se o problema foi resolvido.

Caso a empresa não faça parte da plataforma, não responda ou não encontre uma solução, a pessoa pode recorrer aos órgãos tradicionais de defesa do consumidor, como os Procons.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo