Retomada do turismo alivia setor que sofreu durante a pandemia

Publicado em 10/11/2021 - 13:12 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Seminários, congressos, shows. Por causa da pandemia, muitos eventos foram suspensos e outros acabaram migrando para o mundo digital. Mas, para quem tinha viagens de férias, o jeito foi esperar.

Foi o caso da assessora diplomática Sâmara Formiga, que precisou a adiar por duas vezes a viagem de lua de mel prevista, inicialmente, para março de 2020. Somente agora, ela e o marido se sentem seguros e  farão a esperada viagem.

“Agora, completamente vacinada, meu marido também e o número de casos caindo, o número de mortes caindo eu me sinto mais segura em poder tá realizando essa viagem. Estamos agora planejando para fazer essa viagem em janeiro, para a região dos Lagos. Agora sim, eu me sinto completamente segura para viajar”, disse Sâmara.

Assim como Sâmara, outras pessoas tiraram os planos de viagens da gaveta. Um alívio para o setor de turismo que, durante a pandemia, acumulou um prejuízo estimado em R$ 962 bilhões, só no Brasil.

O reaquecimento do setor está acelerado. Bom para o empresário e bom para o trabalhador. O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, estima que, após a temporada de final de ano, o número de empregados contratados chegue a um milhão, mesmo patamar de antes da pandemia.

“Há uma oferta de emprego de 180 mil vagas, que estão sendo ofertadas pelo trade turismo. Nós estamos estimando então que nós vamos chegar a quadro funcional de pessoas empregadas, após a temporada, mais ou menos 1,1 milhão de pessoas trabalhando no setor como um todo”, afirma Alexandre.

Segundo Alexandre Sampaio, essa recuperação é impulsionada pelo turismo e negócios domésticos, cenário que deve permanecer no próximo ano. Ele acredita que a recuperação total das perdas financeiras só deve ocorrer no verão de 2023.

Para acelerar a retomada do turismo, muitos hotéis estão oferecendo pacotes onde o executivo que viaja a negócios pode levar a sua família, aliando trabalho e lazer.

*com supervisão de Sâmia Mendes

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo