Setor do turismo ganha novo fôlego com vacinação

Publicado em 02/11/2021 - 18:22 Por Lucas Pordeus Leon, da Rádio Nacional - Brasília

O avanço da vacinação e a queda no número de casos e óbitos na pandemia têm melhorado a situação de parte do setor do turismo. Um terço das operadoras de turismo registrou, em setembro, um faturamento próximo da média histórica, com 75% ou mais do valor da média de faturamento de cada empresa.

Mas essa recuperação ainda não alcançou a maioria do setor que opera com faturamento abaixo dos 75% da média histórica, sendo que 46% das operadoras de turismo funcionaram, em setembro, com um faturamento próximo dos 25% da média histórica.

Mesmo assim, alguns dados indicam uma melhora. Em setembro, 43% das operadoras de turismo dobraram o faturamento em relação ao mesmo mês do ano passado, e 80% das empresas do setor tiveram faturamento igual ou maior em relação a agosto deste ano.

Os dados são da Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que estima operar 90% do total de viagens de lazer no país. Para se ter uma ideia do impacto da pandemia, as empresas associadas a Braztoa viram o faturamento cair mais de 70% em 2020, de 15 bilhões em 2019 para 4 bilhões de reais no ano passado.

A associação avalia que os números têm melhorado, mas com cautela e a passos lentos. A expectativa do setor é que, no final do ano, haja uma procura maior pelos serviços de turismo.

Entre os destinos mais procurados, o mercado nacional é o preferido, com destaque para a região Nordeste. Os locais que mais venderam passagens em setembro foram Salvador, Gramado, no Rio Grande do Sul, seguidos por Natal, Praia do Forte, na Bahia, São Paulo e Fortaleza.

No cenário internacional, figuram como principais destinos Cancún, além de Dubai, Egito e Maldivas

Edição: Paula de Castro Ribeiro (Rádio Nacional) e Luiz Ferreira (web)

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo