Vendas do comércio varejista caem pelo segundo mês seguido

As vendas recuaram 1,3% na passagem de agosto para setembro.

Publicado em 11/11/2021 - 11:59 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 1,3% na passagem de agosto para setembro, a segunda queda mensal consecutiva. Mesmo assim, o varejo acumula crescimentos de 3,8%, no ano,  e de 3,9%, nos últimos 12 meses.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta feira pelo IBGE. Na comparação com setembro de 2020, o levantamento aponta que a queda no indicador chega a 5,5%, também a segunda seguida. 

O IBGE detalhou que, desde o início da pandemia, o comércio varejista registrou três picos negativos: em abril de 2020, e março e setembro deste ano. Houve, ainda, ao menos dois picos de altas, verificados em outubro e novembro do ano passado e julho de 2021.

Cada cenário, de acordo com o instituto, foi influenciado por fatores distintos, como o fim do auxílio emergencial e a flexibilização das medidas restritivas. E, no caso do resultado de setembro, a inflação veio como fator determinante para a queda no volume de vendas do comércio varejista.

A maior contribuição negativa para a atividade do setor, devido à relevância que tem nos cálculos, veio do grupo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registrou queda de 1,5%. 

Além dessa, seis das oito atividades pesquisadas tiveram desempenho negativo no mês analisado. Destaques: equipamentos e material de escritório, informática e comunicação, com recuo de 3,6%, Móveis e eletrodomésticos,  3,5% de baixa, e combustíveis e lubrificantes, com taxa negativa que alcançou 2,6 por cento.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas caiu 1,1% em setembro, frente a agosto.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo