Vendas do comércio varejista caem pelo segundo mês seguido

As vendas recuaram 1,3% na passagem de agosto para setembro.

Publicado em 11/11/2021 - 11:59 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 1,3% na passagem de agosto para setembro, a segunda queda mensal consecutiva. Mesmo assim, o varejo acumula crescimentos de 3,8%, no ano,  e de 3,9%, nos últimos 12 meses.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta feira pelo IBGE. Na comparação com setembro de 2020, o levantamento aponta que a queda no indicador chega a 5,5%, também a segunda seguida. 

O IBGE detalhou que, desde o início da pandemia, o comércio varejista registrou três picos negativos: em abril de 2020, e março e setembro deste ano. Houve, ainda, ao menos dois picos de altas, verificados em outubro e novembro do ano passado e julho de 2021.

Cada cenário, de acordo com o instituto, foi influenciado por fatores distintos, como o fim do auxílio emergencial e a flexibilização das medidas restritivas. E, no caso do resultado de setembro, a inflação veio como fator determinante para a queda no volume de vendas do comércio varejista.

A maior contribuição negativa para a atividade do setor, devido à relevância que tem nos cálculos, veio do grupo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registrou queda de 1,5%. 

Além dessa, seis das oito atividades pesquisadas tiveram desempenho negativo no mês analisado. Destaques: equipamentos e material de escritório, informática e comunicação, com recuo de 3,6%, Móveis e eletrodomésticos,  3,5% de baixa, e combustíveis e lubrificantes, com taxa negativa que alcançou 2,6 por cento.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas caiu 1,1% em setembro, frente a agosto.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo