Confederação Nacional da Indústria estima crescimento de 1,2% em 2022

Publicado em 15/12/2021 - 16:11 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em defesa pela aprovação da Reforma Tributária, no Congresso Nacional, a CNI, Confederação Nacional da Indústria, estima para 2022 um crescimento de 1,2% no PIB brasileiro, Produto Interno Bruto. O PIB é a soma de todos os bens produzidos no país.

Como destacou a CNI, este é um cenário base, com uma projeção pessimista, de crescimento em somente 0,3 %; e uma otimista, com crescimento de 1,8%.

O gerente de economia da CNI, Mário Telles destacou o avanço da vacinação como elemento importante para as boas previsões, além da retomada da renda das pessoas, no próximo ano, o que deve melhorar o desempenho do setor de serviços, no segundo semestre de 2022.

O presidente da CNI, Robson Andrade, destacou a importância da vacinação para o setor e a economia do país. Mas disse que ainda há desafios, pois ainda há consequências dos problemas que surgiram durante a pandemia e que ainda não foram solucionados.

A CNI ainda prevê que este ano de 2021, feche com o PIB em 4,7 %, menor que o previsto no início do ano. Na avaliação da entidade, apesar da melhora, ainda foi registrada “perda de ritmo da atividade econômica” e as perspectivas para 2022 “não são animadoras”. O presidente da CNI, Robson Andrade, ressalta os impactos da pandemia nos últimos dois anos, que ele definiu como dois anos perdidos.

A Confederação Nacional da Indústria ainda prevê uma desaceleração da inflação, para 2022. A estimativa é de que o IPCA chegue a 5% , considerando diversos fatores, como estabilidade do preço do combustível e atividade econômica moderada. A CNI estima que em dezembro deste ano, a inflação também desacelere e feche o ano em 10,3%. Outra estimativa é para a taxa de câmbio: a CNI prevê que o dólar chegue ao patamar de R$ 5,60 no fim de 2022.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo