Justiça do RJ derruba aumento de 50% no preço do gás

Publicado em 29/12/2021 - 10:50 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio concedeu liminar, nessa terça-feira (28), suspendendo o aumento de 50% no preço do gás natural fornecido pela Petrobras à concessionária Naturgy, que distribui o combustível para todo o mercado. A decisão é do juiz de plantão Andre Felipe Tredinnick, que analisou a ação civil pública movida pela Alerj, a Assembleia Legislativa do Rio.

O reajuste entraria em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

Na decisão, o juiz determinou que a Petrobras mantenha as condições atuais de fornecimento e preço até que o Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, aprecie a representação feita pela Naturgy e que também sejam reguladas as condições de acesso ao mercado de gás, permitindo assim a instauração de plena concorrência no fornecimento do insumo.

A decisão também recebeu parecer favorável do Ministério Público estadual, ao analisar que o aumento proposto “representaria verdadeiro caos para o Estado do Rio de Janeiro, impactando toda a população fluminense”.

De acordo com o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, do PT, o aumento causaria forte impacto sobre a economia do estado, gerando efeito cascata sobre os custos da indústria, o orçamento do cidadão e o preço do GNV, muito utilizado pelos taxistas e motoristas de aplicativo. E, lembrou que neste ano, o preço do gás já subiu quase 60%.

O governador Cláudio Castro considerou o reajuste um absurdo e disse que vai barrar o aumento.

Em nota, a Petrobras esclareceu que atende seus contratos de venda de gás por meio de um portfólio de ofertas composto por produção nacional e importação do gás da Bolívia e de GNL, o Gás Natural Liquefeito.

Segundo a estatal, a alta demanda por GNL e limitações da oferta internacional resultaram em expressivo aumento do preço internacional do insumo, que chegou a subir cerca de 500% em 2021.

Outros estados também entraram com ações no plantão judiciário e três liminares foram concedidas. A Petrobras informou que vai recorrer de todas as decisões judiciais com vistas ao estabelecimento de preço de mercado para a venda do gás.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo